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Como criar uma campanha de sucesso



Existe uma fórmula capaz de fazer uma propaganda ser perfeita? 

Antes de a gente tentar responder essa pergunta, precisamos fazer uma: sem pensar muito, consegue citar 3 campanhas publicitárias de sucesso que impactaram você no último ano?

Talvez você possa citar 10 ou mais. Talvez seja difícil se lembrar de apenas uma. Mas a parte importante da pergunta está em um detalhe: “impactaram você”. E nossa reflexão de hoje tem muito a ver com isso.

O que define o sucesso de uma campanha?

A princípio pode parecer uma pergunta filosófica, mas na verdade tem relação com objetivos de campanha e detalhamento de briefing. Em geral, estamos falando sobre decidir entre awareness, consideração e conversão, mas resumir todas as possibilidades de uma campanha em apenas 3 alternativas seria bem simplista.

De toda forma, independente de como a gente quer que o público da campanha reaja, existe um ponto comum. Campanhas querem uma ação de seus públicos e justamente por isso é fundamental conhecer seu público alvo. Só assim conseguimos definir a mensagem central e eficaz a ser trabalhada, e a partir daí escolher os melhores formatos e canais.

Entregar uma mensagem a um público é sobre provocar lembrança. Ou seja, causar impacto. Por isso que uma das formas de medir o sucesso de uma campanha é calcular quantas pessoas foram impactadas por cada iniciativa.

Algumas etapas básicas

Felizmente, a fórmula mágica do sucesso não existe. “Felizmente” porque é nesse não existir que moram todas as inúmeras possibilidades criativas de combinar todas as ferramentas de comunicação e de marketing disponíveis hoje em dia.

Só que existe um processo para garantir que colocar uma campanha de pé seja diferente de jogar na loteria. E são essas etapas básicas que podem garantir um bom começo, meio e fim, com resultados favoráveis aos anunciantes. 

  1. Defina um objetivo central: não tente resolver muitas e diferentes questões de uma vez só; se sua empresa tem diferentes objetivos, muito provavelmente ela precisa de diferentes campanhas.
  2. Estude seu público-alvo: acredite no poder da pesquisa pra entender preferências, hábitos de consumo, fatores culturais e tudo o que você puder descobrir sobre seu target.
  3. Seja criativo: é com criatividade que se resolvem inúmeros desafios, como limitação de verba, por exemplo. É com criatividade que sua empresa despertará emoções no público-alvo.
  4. Considere a interação: estamos em 2023, ou seja, há muito tempo as campanhas são uma conversa de duas vias. Você escolhe um mix de comunicação para emitir uma mensagem e sabe que, se não for ignorada, haverá respostas positivas e negativas. Prepare-se para esse momento também.
  5. Determine metas e métricas: precisamos sempre de um parâmetro para falar sobre números e poder comparar o quanto uma campanha custou e o quanto ela rendeu, seja em visualizações, interações, vendas, cliques etc.

Derrubando mitos

Para uma campanha ser eficaz, ela precisa passar por uma fase consistente de planejamento. E todo planejamento é feito sob medida para a realidade, contexto e verba de cada cliente. Por isso, tudo o que se tem como óbvio é questionável.

Nem toda campanha precisa ser cara e custar rios de dinheiro. Nem sempre quanto maior o público, melhor o resultado. Investir em filme e TV não é mandatório. Uma celebridade pode custar mais caro do que seu poder de trazer retorno. Ser consistente é diferente de ser repetitivo.

E por último, mas não menos importante: contar com uma agência grande nem sempre é contar com uma dedicação grande. Aqui na Gaudí, temos a capacidade de desenhar um contrato específico para a sua real necessidade de campanha, com uma equipe dedicada para sua empresa. 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! 🙂 

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