03 de Junho – Dia do Profissional de RH
Dia de olhar pra quem olha para todos os colaboradores
“Recursos Humanos”, “People Operatios”, “Área de Talentos”, nomes não faltam para esse setor que é o coração de uma empresa. Em alguns casos, o contato dos colaboradores acontece somente no momento da entrevista, da contratação e da dispensa. Mas acredite, o trabalho de um profissional de RH é muito mais complexo do que se imagina. E muito mais presente no dia a dia de todos também!
Um profissional que ao mesmo tempo é vários: administrador, psicólogo, facilitador, contador e às vezes até um pouco médico. Se tem algo que é comum a todo profissional de RH é a versatilidade! As atribuições são inúmeras, mas a gente resolveu destacar algumas das principais pra que você possa entender a importância dessas pessoas e, claro, da área.
São profissionais de RH que:
1. Cuidam da cultura da empresa.
A experiência de trabalhar em um lugar pode ser marcante, tanto positiva quanto negativamente. Fazer com que essa experiência seja boa é um dos desafios de quem trabalha com Recursos Humanos. E aqui entram todas as iniciativas para criar um ambiente justo, amigável, acolhedor e motivador para equipes se sentirem em sua segunda casa.
2. Motivam e retém talentos.
Pessoas incríveis formam empresas incríveis. Mas profissionais de RH são incríveis ao quadrado, pois são responsáveis por movimentar o mercado identificando talentos potenciais e, principalmente, por mantê-los motivados para performarem bem. Fazem isso com ações de incentivo, benefícios e todos os tipos de reconhecimento possível.
3. Administram verbas.
Nem só de humanas vive o profissional de Recursos Humanos. Isso porque, em parceria com o time do departamento financeiro, precisam planejar os investimentos da empresa para fazer o melhor com cada verba definida. Assim equilibram cifras entre contratações, promoções, benefícios, salários e custos de comunicação interna.
4. Gerenciam crises.
Independentemente do que esteja acontecendo com a empresa e sua área de atuação, garantir a harmonia entre times é fundamental. E muitas vezes cabe ao RH dar suporte a Coordenadores e Gestores para lidar com situações críticas entre funcionários, condutas inapropriadas, problemas pessoais e familiares, uma série de assuntos delicados. O desafio é agir com imparcialidade e, ao mesmo tempo, sensibilidade para analisar caso a caso.
Tentar resumir em um só post tudo o que faz um profissional de RH seria justamente desconhecer o que faz um profissional de RH. Mas hoje a gente só quer mesmo reconhecer uma função tão importante para todos, colaboradores e empresas. Um dia só de vocês é merecido, é pra ser comemorado! Parabéns!