Domínio e Hospedagem
A dupla dinâmica para ter seu site no ar!
Criar um site é muito fácil: basta registrar seu domínio e escolher onde hospedar o conteúdo dele. Simples, né? Ok… talvez não muito.
Apesar de serem termos cada vez mais comuns na nossa rotina de agência, a gente sabe que pode não ser algo com o qual você lide com frequência no seu dia a dia. Mas é hora de saber como essas duas palavrinhas podem fazer mágica pelo seu negócio.
Domínio
A gente chama de domínio o endereço do seu site, o que seu cliente irá digitar na barra do navegador. Ou seja: tudo aquilo que vem depois do “www”.
Essa escolha precisa considerar alguns fatores: o nome da sua empresa, a facilidade de memorização, os caracteres especiais, a facilidade de ser encontrado em sites de busca, etc. Em termos gerais, basta pensar que, por se tratar de um endereço, precisa ser fácil o suficiente para que seus clientes cheguem até ele sem problemas.
Para ter um domínio, é preciso pagar. Existem diversos serviços que fazem esse trabalho de registro, verificando se a sua opção está ou não disponível. Os preços também variam de acordo com as extensões (.com, .br, .com.br, .net…)
Aliás, as extensões também já passam parte da mensagem sobre o que se trata um site. Como o .gov (sites do governo) ou o .org (usado normalmente por organizações beneficentes e causas), por exemplo.
Domínio escolhido e registrado, pronto. Agora só falta hospedar o site!
Hospedagem
Ter o domínio não significa ter o site no ar. Para traçar um paralelo, é como se você tivesse um novo endereço, mas ainda precisa fazer a mudança e rechear seu espaço com as suas coisas.
Os serviços de hospedagem fazem exatamente isso: permitem que você recheie seu site com o seu conteúdo, suas imagens, seus textos e vídeos, seus serviços ou produtos, seus links de contato, tudo o que você precisa que seu público saiba.
Existem diversos tipos de hospedagem pra que você possa escolher qual funciona melhor para sua empresa e seu orçamento. As opções vão desde uma Hospedagem Compartilhada, ideal para quem está começando, a Hospedagem WordPress, com recursos exclusivos para quem pretende trabalhar diretamente com o WordPress. Isso sem contar a Hospedagem Gratuita (limitada e pouco segura para transações comerciais), Hospedagem VPS (com espaços dedicados para diferentes clientes em um mesmo servidor físico) e Cloud Hosting (com endereços de IP dedicados e controle total).
Para escolher o melhor tipo de hospedagem, é preciso avaliar qual a finalidade do seu site, quantos visitantes ele deve ter em média, que tipos de recursos ele precisa necessariamente ter. São muitas opções pra você combinar e administrar.
Se mesmo assim te parece um pouco difícil compreender tudo o que envolve domínio e hospedagem de um site, não se preocupe. Você não precisa entender tudo, apenas contar com um parceiro de confiança que possa fazer todo o necessário por você na internet. Como nós, aqui na Gaudí, que temos profissionais especializados em planejar, criar e executar tudo relacionado à presença digital da sua marca.
Quer saber mais? Entre contato! 😉
#gaudi #agenciagaudi #site #internet #presencadigital #presençadigital #dominio #hospedagem