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Gestão de Redes Sociais: O que é?


As redes sociais estão aí já há décadas. A maioria delas é de graça, basta se inscrever. Então, em teoria, qualquer pessoa pode fazer esse trabalho de postar coisas, certo? Certo. Agora, se o assunto for fazer bem feito, com estratégia e mensuração, essa conversa muda muito! 

Redes Sociais são ferramentas que trabalham para o Inbound Marketing e ajudam na manutenção do relacionamento com o público. Isso porque a interação é instantânea, o que nos dá uma visão quase que em tempo real da aceitação do conteúdo oferecido. Justamente por isso que a palavra chave para empresas em redes sociais é “gestão”.

Gestão é o trabalho de garantir uma boa estratégia multicanal para englobar o atendimento ao cliente, a criação do conteúdo e a análise de resultados em cada um dos canais. E é por isso que exige profissionais especializados e atualizados.

O que postar?

Antes de criar qualquer conteúdo, um trabalho de pesquisa e planejamento é feito para definir que tipo de assuntos têm conexão com a sua marca, quais estão mais relacionados a seus concorrentes diretos e onde estão as oportunidades para que seus perfis se posicionem com relevância.

Depois desse mapeamento, entra o trabalho da criação para exercitar sua linguagem e identidade visual nos mais diferentes formatos possíveis, de acordo com o comportamento de cada uma das plataformas sociais.

Onde postar?

Redes sociais não faltam: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Tiktok, Twitch, Kwai, Whatsapp são apenas alguns dos nomes mais famosos em meio a uma infinidade de opções. Mas será que sua empresa precisa estar presente em todas elas?

Essa resposta depende do trabalho prévio, de planejamento. E tem muito a ver com o público que você quer alcançar combinado com o objetivo definido e o que você faz. Awareness, consideração ou conversão? Serviço ou produto? Criar comunidade ou divulgar?

Vale ter em mente que cada rede social tem um perfil diferente, com comportamentos diferentes. Por isso, frequentemente o mais interessante é desenvolver conteúdos exclusivos para cada plataforma.

Quando postar?

Todas as redes sociais possuem horários nobres; às vezes também dias nobres. Ainda assim, esses indicativos não são receitas de bolo que podem ser seguidas por qualquer empresa. Seu público é rei e deve ser o norte de toda publicação, sua verba não precisa ser um limitador.

Outro fator que deve ser considerado no momento de postagem é a disponibilidade para interação com os usuários. Se você fará uma ação, espere reações e esteja preparado para elas. Essas plataformas se chamam redes SOCIAIS não por um acaso.

Monitoramento e mensuração

Existem duas palavras que se combinam muito, merecem mais atenção e investimento do que ação propriamente dita.

Monitoramento é, num resumo simplista, ligar o radar para saber como sua marca e palavras-chave ligadas a ela são mencionadas espontaneamente por usuários. Ou seja, como a atuação dos seus perfis é percebida pelo público.

Já a mensuração é mais fácil de compreender: é uma análise direta dos resultados obtidos por cada postagem. Uma visão mais numérica, mais matemática, que será posteriormente analisada pelo time de mídia ou de business intelligence para recomendações de otimização.

Tanto para monitoramento quanto para manutenção existem algumas ferramentas específicas, com planos ($) para todos os tamanhos de verba. Mas nenhuma delas dispensa o trabalho de uma equipe de gestão de mídias sociais para cruzar dados e fazer uma interpretação adequada do cenário da sua marca.

E agora, por onde eu começo?

A melhor alternativa para um bom gerenciamento de redes é contar com parceiros especialistas de confiança. Lembre-se que você é especialista naquilo que vende ou oferece como serviço, então tudo bem não ser expert em internet. Na Gaudí, este é justamente o nosso negócio. Entre em contato! 😉

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